A missão do Departamento de Engenharia Química é ser a líder global em educação e pesquisa em engenharia química. Treinamos estudantes para serem os melhores em moldar e resolver problemas complexos, especialmente a tradução de informação e descoberta moleculares em produtos e processos.
 
Nossos programas são enriquecidos com ênfase em liderança, compreensão fundamental de processos físicos, químicos e biológicos e desenho de engenharia e habilidades em síntese, além de perspectivas interdisciplinares sobre problemas tecnológiocs, econômicos e sociais. Nosso foco é a educação.
 
 
O principal objectivo do curso de Engenharia Química na UEM, único deste género no Pais, é o da formação de Engenheiros Químicos de nível superior dotados de uma sólida base de conhecimentos técnico-científicos e capazes de se integrarem facilmente nas diversas áreas de desenvolvimento socioeconómico do Pais que deles necessitem. O Engenheiro Químico formado nesta instituição devera ser capaz, também, de acompanhar e adaptar-se rapidamente às constantes e imprevisíveis evoluções da ciência e tecnologia e do meio socioeconómico em que se insere.
 
O Departamento de Engenharia Quimica oferece os seguintes cursos:
  • Licenciatura em Engenharia Química;
  • Licenciatura em Engenharia do Ambiente.
Chefe do Departamento: Prof. Doutor Engº. Borges Chambal