1.   Organigrama
 

2.    Missão:
Providenciar serviços de registo académico de qualidade, com eficiência, eficácia e adequação a um sistema informático.
 
3. Objectivos
    Objectivo geral
O Departamento do Registo Académico da Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane (DRA/FEUEM) providencia serviços de inscrição e renovações de inscrições dos estudantes matriculados nos cursos ministrados pela Faculdade de Engenharia, bem como assegurar o registo do aproveitamento académico e arquivo da informação estudantil.
    Objectivos específicos:
  • Inscrição e renovação de inscrições de estudantes matriculados nos diversos cursos oferecidos pela FEUEM;
  • Produção de listas nominais por disciplina;
  • Elaboração de mapas estatísticos sobre estudantes (população estudantil por cursos, níveis, género, graduações, entre outros);
  • Lançamento do rendimento Pedagógico nas fichas dos estudantes
  • Abertura de processos individuais dos estudantes e respectivo arquivo;
  • Emissão de documentação solicitada pelos estudantes e instituições diversas; 
  • Atendimento público, em especial os estudantes da FEUEM.
4. Secções
O Departamento do Registo Académico é constituído por duas secções com as seguintes funções:
 
Secção de Processamento de Dados e Arquivo
Lançamento do rendimento pedagógico nas fichas individuais;
Verificação e validação das inscrições com base no regime de precedências previsto nos planos de estudos dos cursos;
Produção de listas de estudantes inscritos nas disciplinas dos cursos leccionadas em determinados semestres lectivos;
Produção de listas de finalistas e relações de notas após a conclusão pelo estudante de todas as disciplinas curriculares, incluindo o Trabalho de Licenciatura ou Estágio Profissional.
Emissão de documentos diversos, solicitados pelos utentes do DRA/FEUEM, tais como declarações; guias para a frequência do Estágio Profissional; etc.
Organização de processos de equivalências de estudantes que por várias razões mudam de curso dentro da FEUEM, outras Faculdades da UEM ou instituições nacionais ou estrangeiras. O processo de equivalências consiste na equiparação dos conteúdos da (s) disciplina (s) feitas pelo estudante num determinado curso, com os conteúdos das disciplinas do curso pretendido;
Preparação de Mapas Estatísticos com informação relevante para a FEUEM em particular e para a UEM, em geral tais como, número de estudantes inscritos por curso, nível, género, ano de ingresso na UEM, etc.;
Apoio aos departamentos e monitoria do funcionamento da base de dados eSira;
Realização de outras actividades de carácter pontual ou permanente.
 
Secção de Inscrições e Cadastro do Aluno
Abertura de processos Individuais e fichas cadastrais com base nas listas nominais fornecidas no início de cada Ano Lectivo, pela Direcção do Registo Académico Central e que contem o número de identificação de cada estudante;
Realização de Inscrições semestrais dos estudantes através do preenchimento de um boletim apropriado para o efeito; 
Preenchimento de boletins de bolsas de estudo que consiste na listagem das disciplinas feitas pelo estudante no ano anterior e posterior envio a Direcção do Registo Académico Central; 
Organização e envio de informação diversa à Direcção do Registo Académico Central, nomeadamente, Pautas de Exame, inscrições, Relações de notas, entre outros; 
Atendimento público, em particular os estudantes e outros utentes no geral, para prestação de diversa informação; 
Realização de outras actividades de carácter pontual ou permanente. 
 
Documentos emitidos pelo DRA/FEUEM:
  • Declaração de Cadeiras Feitas
  • Declaração de Nível
  • Declaração de frequência de algum curso na FEUEM, pelo estudante
  • Credencial para Estágio Profissional
Quadro de Pessoal
O DRA/FEUEM é composto por uma equipa de apoio técnico e administrativo de seis funcionários do quadro, sendo:
Uma Técnica Superior em Administração Pública N1
Duas Técnicas Profissionais em Administração Pública
Dois Assistentes Administrativos
Uma Técnica Administrativa
Um Técnico Superior em Informática em regime de contrato.
Horário de Funcionamento
O DRA/FEUEM funciona todos os dias úteis das 7.30h às 20.00h.
 
Chefe do Departamento: drª Sílvia Cristina Daniel Abdula.