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Departamento de Administração e Finanças (DAF) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Organigrama

Organigrama DAF

Descrição das Actividades do DAF

Sob chefia directa de um Chefe do Departamento o DAF é um sector de apoio administrativo e financeiro da Faculdade de Engenharia da UEM, tendo em conta os recursos humanos e financeiros alocados. Gere os recursos humanos e financeiros, sendo estes últimos constituídos pelo Orçamento do Estado, Receitas Próprias e Fundos de Projectos de Investigação. Também tem como um dos objectivos principais o procurement, a organização e realização de aquisições ao nível local. Como acções específicas indicam-se:

GENÉRICAS:

  • Recolha de informação pertinente para a elaboração do Orçamento Anual da Faculdade;
  • Alocação/Distribuição do orçamento aprovado pelos diferentes sectores que compõem a Faculdade;
  • Auxílio às auditorias interna e externa;
  • Apoio na gestão financeira dos projectos;
  • Apoio na preparação de eventos científicos;
  • Emissão de guias de marcha;
  • Verificação dos mapas de efectividade;
  • Controle dos mapas de horas extraordinárias;
  • Processamento de horas extraordinárias/pagamento;
  • Preparação de orçamento de viagens/visitas;
  • Verificação de balancetes, extractos e outra informação de gestão financeira;
  • Supervisão das actividades das secções de Contabilidade, Tesouraria e Execução orçamental e da UGEA Local.

SECRETARIA

  • Efectua registo de entrada e saída de expediente interno e externo;
  • Fotocópia e organiza a correspondência a distribuir nos vários sectores internos;
  • Elaboração de notas, ofícios e memorandos de assuntos correntes;
  • Controle de assiduidade e pontualidade dos funcionários da Faculdade;
  • Elaboração dos mapas de efectividade;
  • Registo de cartões de assiduidade;
  • Distribuição das fichas e diversos impressos ao pessoal da Faculdade;
  • Reconhecimento de fotocópias;
  • Esclarecimento do pessoal sobre normas e procedimentos administrativos;
  • Assegurar a manutenção e actualização do Arquivo geral da Faculdade.

CONTABILIDADE

  • Conferir, classificar e lançar os documentos das operações financeiras da Faculdade;
  • Controle de contas correntes de terceiros e proceder a sua reconciliação;
  • Emitir facturas e proceder ao registo contabilístico;
  • Processar salários pagos com Receitas Próprias;
  • Confere as contas bancárias e efectua reconciliações bancárias;
  • Elabora relatórios da situação financeira;
  • Elaboração de balancetes por fonte de financiamento;
  • Mantém os arquivos de documentos de forma ordenada e de fácil consulta;
  • Efectua pagamentos e recebimentos autorizados;
  • Regista movimentos de entrada e saída de fundos;
  • Presta contas do trabalho junto do chefe do DAF.

TESOURARIA E EXECUÇÃO ORÇAMENTAL

  • Executa o orçamento atribuído à Faculdade;
  • Procede à gestão financeira dos projectos da Sida/Sarec;
  • Emite cheques e recibos;
  • Verifica os relatórios dos projectos da Sida/Sarec e respectivos relatórios financeiros;
  • Procede a recolha de extractos bancários;
  • Efectua depósitos bancários;
  • Distribui expediente para a Direcção de Finanças da UEM e para os bancos.

UGEA LOCAL

  • Levantamento e compilação das necessidades anuais de bens e serviços ao nível da Faculdade;
  • Elaboração do plano de aprovisionamento;
  • Preparação dos cadernos de encargos e outra documentação para o lançamento de concursos de pequena dimensão;
  • Preparar/organizar processos de aquisição por Ajuste Directo (Bens e Serviços);
  • Proceder a aquisição de bens e serviços;
  • Proceder a distribuição de bens e serviços;
  • Realização de consultas ao mercado;
  • Gestão do armazém de materiais;
  • Inventariação/Registo de equipamento e outros bens duradouros adquiridos para a Faculdade;
  • Proceder à actualização do Inventário.

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